quarta-feira, 8 de maio de 2013

A raiz de Davi


Livro da Genealogia do Messias


Mateus 1:1-17
Vs. 1 – “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão”.
Se formos pegar a primeira expressão “livro”, no sentido original o autor usou um termo no grego, que difere de papiros comuns, mas com uma conotação de algo com qualidade sagrada e de veneração. Aliás, só de analisarmos alguns detalhes da genealogia de Jesus fica claro que a bíblia está realmente muito longe de ser um livro comum.
Nota: quando Mateus está falando que Jesus é filho de Davi e de Abrão ele não quer dizer uma paternidade imediata, mas, sim uma descendência indireta.
O evangelho de Mateus apresenta Jesus como o Reis dos Judeus e foi historicamente escrito para a nação de Israel. Daí a descendência a partir de Abraão, para mostrar que ele veio do patriarca dos hebreus e de Davi, deixando claro que por sua condição familiar ele já tinha o direito de ser rei.
No nome “Jesus Cristo” temos a junção do hebraico e do grego. Jesus vem do hebraico “Jeshua” cujo significado é “o Senhor é a salvação” ou Josué. E Cristo vem da palavra grega “Mashiah” ou Messias, que significa “ungido”. Jesus Cristo é um nome que une o hebraico, língua original de boa parte do Velho Testamento e o grego, que foi o idioma utilizado para se escrever o Novo Testamento.
Nota
A figura central de Jesus no evangelho de Mateus é Rei, o Leão da Tribo de Judá. Em Gênesis 49:9-10 – “Judá é um leãozinho... deita-se como leão velho... quem o despertará?” Mostrando que viria inicialmente como um leãozinho e seria rejeitado pelos judeus. O próprio Império Romano não lhe deu a devida consideração, mesmo sendo um rei cuja descendência era autêntica o suficiente para reivindicar o trono de Davi. Mas, na época ele era apenas um filhote e por isso não representava uma grande ameaça. Mas, no milênio ele será um leão adulto. Ninguém vai querer incomodá-lo e tirá-lo do seu descanso. Quem se atreveria a despertar um leão adulto? As nações o temerão e o adorarão por temor.
Em Apocalipse 5:5“... eis aí o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e seus sete selos”. João viu o cumprimento da profecia de Gênesis. Lá em Gênesis o versículo 10 já apontava Jesus como o Leão de Judá, e o versículo 11 do capítulo 49, completou a profecia dizendo ainda que o cetro não seria arredado de Judá, ou seja, dessa tribo viriam os reis de Israel  e o Rei dos Reis. E agora esse versículo de apocalipse mostra o Rei Jesus e sua vitória como leão, forte o suficiente para desatar os selos relacionados às profecias que precisavam se cumprir dentro do Projeto da Salvação. Enquanto Mateus disse que ele era filho de Davi aqui em Apocalipse confirma que ele é da raiz de Davi, ou seja, da linhagem real e por direito Rei dos Reis.
Ao compararmos os textos vemos a relação de Jesus como filho de Davi com a figura do Leão da Tribo de Judá, cujo patriarca é bisneto de Abraão. Daí a expressão no verso 1: “filho de Davi e de Abraão”. Ele é tanto da linhagem de Abraão como de Davi, ou seja, o legítimo Rei de Israel.

3 comentários: