sexta-feira, 10 de maio de 2013

O cetro não se arredará de Judá - Mateus 1: 5 - 6


Versículo 6 – Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias.
Outra tortuosidade em pauta. Desta vez, a do próprio rei Davi. O trono é o de Davi que abriu a linhagem de reis que chegariam a Jesus o Rei dos Reis. Mas, apesar de ter sido um rei valoroso pelas vitórias que obteve à frente de Israel estabelecendo sua cidadania, ele errou. E em relação ao seu filho herdeiro do trono ele teve o grande erro de sua vida. Cobiçou a Bateseba mulher de um de seus soldados fiéis: Urias.
Em sua cobiça o rei forçou a morte do valente para ficar com sua esposa. Mas quando caiu em si com a dura advertência do profeta enviado por Deus, Davi sentiu o peso de seu pecado e o juízo de Deus. No Salmo 51 ele chegou a clamar: “não me lances fora de sua presença ó Deus e não retires de mim o teu Espírito Santo”.
Observa-se que no versículo em si ao citar Davi o autor faz questão de destacá-lo dos demais, como rei, daí o termo próprio do texto: “Jessé gerou ao rei Davi”. É a nota principal do livro de Mateus: mostrar que como filho de Davi, Jesus é rei.
Versículos 7 – 10 –Salomão, Roboão, a Abias....Amom a Josias”. Uma sucessão de reis da linhagem davídica onde uns eram bons e outros obravam mal. “E fez o que parecia reto aos olhos do Senhor” ou “e fez o que parecia mal aos olhos do Senhor”, foram  termos comuns no relato da performance de cada um dos reis que sucederam a Davi.
Com um detalhe interessante: no reinado do rei Roboão, filho de Salomão houve a divisão do reino ficando o Sul contra o Norte. Em seguida passou a ter em Israel duas capitais: Jerusalém estabelecida por Davi e Samaria que passou a ser a capital do reino do Norte. De um lado ficaram as tribos de Judá e Benjamim, formando o reino do Sul contra as demais tribos formando o Norte.
Mas a profecia em Gênesis dizia: “o cetro não se arredará de Judá”. O reinado deveria ser ali e a promessa do Reino Messiânico está ligada a Judá, o que equivale a dizer que “o reino não arredará de Judá”. Tanto é assim, que apesar da variação entre reis bons e ruins pelo menos o reino do Sul, ligado a Judá conseguiu manter uma dinastia em suas sucessões. Já no reino do norte, fora de Judá, não foi possível manter uma constância na dinastia.
Essa variação entre reis bons e ruins era um prenúncio de que um dia viria um Rei perfeito em seu reinado. É o que ocorrerá com o Reino do Messias durante o milênio aqui nesse mundo. Durante um período de mil anos as nações verão o que é um reinado perfeito .

Porque haviam mulheres na genealogia de Jesus? E a ligação surpreendente entre Raabe e Rute


2 comentários:

  1. ce o cedro estava na casa dde juda porq antes de davi Deus levanta um rei q e da tribo de bemjamim e tao forte q o proprio Deus disse a sul pelo profeta samuel hj Deus confirmaria o seu reinado para sempre ce estivesse me esperado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante sua pergunta. Estudemos pra encontrar a resposta.

      Excluir