quinta-feira, 9 de maio de 2013

A bênção superando a Maldição - Mateus 1:2-5


Vs. 2 – 4. “Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó a Judá e a seus irmãos; Judá gerou de Tamar a Perez...”.
Vemos aí dois detalhes importantes. Jesus é descendente de Judá, conforme a profecia do Leão da Tribo de Judá. E em sua genealogia aparecem mulheres, o que não é comum. Uma delas é Tamar, que em Gênesis 39:29-30 conseguiu forçar sua entrada para a descendência de Jesus. Ela era esposa de Er, que morreu sem lhe dar um filho. Ela então se disfarçou de prostituta e seduziu seu sogro Judá se tornando mãe dos gêmeos: Perez e Zera. Era uma mulher pecadora, mas conseguiu escapar da maldição e ainda entrar para a descendência do Messias.
Outro detalhe importante é a expressão: “Judá e a seus irmãos”. Esta expressão: “e a seus irmãos” só será citada mais uma vez na genealogia, ao se falar do rei Jeconias no versículo 12. Mais adiante explicaremos essa comparação e porque o texto bíblico teve o cuidado de destacar essa citação somente nesses dois casos.
Na verdade, em breve mostraremos que em toda a genealogia de Jesus o pano de fundo é um triunfo da bênção sobre a maldição e de caminhos tortuosos sendo alinhados para o cumprimento da grande profecia do Velho Testamento: a vinda do Messias.
Vs. 5 –  Salmom gerou de Raabe a Boaz; este de Rute gerou a Obede; e Obede a Jessé.
Que informação interessante! Se não fosse a descrição na genealogia de Jesus dificilmente saberíamos que Raabe teria alguma ligação com Rute e com a linhagem de Jesus. Depois que honrou sua primeira sogra Noemi, Rute teve como sogra a Raabe. A dúvida seria se a Raabe da genealogia é a mesma do muro de Jericó, que foi poupada por Israel nos dias de Josué, quando da invasão daquela cidade. O interessante é que o texto no original traz o artigo “a” quando cita seu nome. Diz assim: “a Raabe” e não uma Raabe qualquer. E o fato dela ser sogra de Rute é bem razoável, pois, a história da moabita que se casou com Boaz, veio daquele período mais campesino de Israel, logo depois entrada na terra de Canaã, próximo ao período dos juízes e não muito distante do advento da queda de Jericó.
Quem diria que Raabe entraria para a genealogia de Jesus?
Vemos aqui mais dois caminhos tortuosos sendo endireitados. Primeiro Raabe, que seria condenada junto com Jericó, mas que foi poupada por ter abrigado os espias de Israel quando foram observar a cidade a ser invadida. E Rute que era moabita, mas que acabou se casando com um israelita, que juntamente com seu irmão formavam os nomes “Quiliom e Malom”, cujos significados são: “fraco e enfermo”. Sua primeira ligação com Israel foi assim muito frágil, tanto assim que ambos morreram sem deixar descendência.
O que esperar de uma sogra que não pudesse mais dar descendentes? Era o caso de Noemi e ela deixou isso claro para Rute ao tentar convencê-la a seguir com sua vida e buscar um herdeiro com alguém de Moabe, sua terra natal. Mas, Rute estava apegada a Noemi e ao seu povo e costumes. Uma decisão nobre, porque sabia que não poderia ter descendentes. E essa nobre decisão a permitiu não somente a ter de descendência, mas também fazer parte da linhagem do Messias.
Dois caminhos tortuosos que foram endireitados pelo poder transformador de uma linhagem profética que daria o Salvador ao mundo. Rute teve um marido cujo nome era símbolo de fraqueza, mas se casou com um homem de Judá, Boaz cujo nome significa força. E na sua força ele a remiu conforme os ritos da lei para que pudesse se casar novamente.
E com Raabe não foi diferente. Ela foi salva por Josué, que orientou que ela fosse de fato poupada juntamente com sua casa. E inclusive o nome Josué é da mesma raiz do nome Jesus, que significa “salvação”.
Complemento
Portanto, contrário ao costume, a genealogia em Mateus cita o nome de quatro mulheres: Tamar, Raabe, Rute e Bateseba. Todas haviam sido gentias, talvez num tipo profético da igreja, que seria salva entre as gentes. E que coisa hein? Tamar foi adúltera, Raabe uma meretriz, Rute uma viúva sem descendência e Bateseba que foi seduzida pelo rei Davi. Todas tinham suas limitações, mas cumpriram um propósito em Jesus, porque na linhagem messiânica a bênção superou a maldição.

Porque Jesus é chamado de Leão da Tribo de Judá?



Nenhum comentário:

Postar um comentário